Outras Notícias

Yes to Peace! No to NATO! - Bruxelas

O Conselho Português para a Paz e Cooperação associa-se e estará presente nas iniciativas em defesa da Paz e contra a NATO, promovidas, em Bruxelas, pela organização belga INTAL e pelo Conselho Mundial da Paz, nos dias 23 e 24 de Maio.

23 de Maio
INTAL - Evento Público contra a NATO com o apoio do CMP

24 de Maio
Conferência do CMP "Sim à Paz! Não à NATO!"

Manifestação contra a NATO promovida por organizações Belgas

CPPC condena bombardeamento dos EUA contra a Síria

 

O CPPC condena com veemência os bombardeamentos norte-americanos contra a Síria, na madrugada de hoje, denunciando o seu carácter ilegal e totalmente contrário ao direito internacional.
A agressão militar directa dos EUA contra este Estado soberano, que se segue a seis anos de guerra encapotada, configura uma intolerável escalada com consequências ainda difíceis de prever, dada a elevada tensão militar que se vive no martirizado país do Médio Oriente.

Quanto aos pretextos apresentados para o ataque, o CPPC chama a atenção para o facto de serem ainda desconhecidos os factos e os verdadeiros autores da denunciada utilização de armas químicas na província de Idlib, que terá vitimado perto de uma centena de pessoas. Manifestando o mais profundo repúdio pela utilização desse tipo de armamento, o CPPC lembra que o governo sírio já rejeitou qualquer responsabilidade pelo acto, pelo que é no mínimo prematuro definir desde já as responsabilidades pelo terrível ataque.

Ler mais...

Paz na Península da Coreia! Mais guerra não!

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) alerta para a gravidade da situação na Península da Coreia, na sequência do reforço da presença e da intensificação da pressão militares dos EUA contra a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), e para as imprevisíveis e dramáticas consequências de uma escalada belicista nesta região.

Após o recente ataque militar directo contra a Síria e o lançamento de uma bomba de grande potência numa zona remota do Afeganistão, o aumento dos meios e forças militares norte-americanas na Península da Coreia – com a instalação de novos sistemas de míssil e a presença de uma esquadra marítima – e das ameaças de agressão militar dos EUA à RPDC representam um novo e muito perigoso passo para a paz e a segurança, não só nesta região, como no mundo.

Ler mais...

"Paz Sim! NATO Não!" - Sessão Pública

No passado sábado, dia 1 de Abril, no âmbito do assinalar dos 68 anos da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a 4 de Abril de 1949, o Conselho Português para a Paz e Cooperação realizou uma sessão pública sob o lema "Sim à Paz! Não à NATO!".

Na sessão que teve lugar na sede nacional da CGTP-IN, em Lisboa, participaram Ilda Figueiredo, Frederico Carvalho, Gustavo Carneiro e Maurício Miguel e convidados de Itália e da Bélgica.

Nas intervenções foi abordada a forma como a NATO é identificada como principal ameaça à Paz mundial, e as expressões particulares desta ameaça em cada um dos países representados.

Num ambiente de animado debate ficou clara a necessidade de continuar e aprofundar o trabalho conjunto pela paz e contra a NATO, nomeadamente no quadro da realização da sua próxima cimeira em Maio deste ano em Bruxelas.