Outras Notícias

Manifestação Nacional de Mulheres | Lisboa 2019

 manifestacao nacional de mulheres lisboa 1 20190314 1408010308

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação participou na Manifestação Nacional de Mulheres, “Pela igualdade na vida – o combate do nosso tempo”, organizada pelo MDM.

Defendendo os valores de Abril e da Paz enquanto pilares para um futuro melhor, activistas do CPPC participaram na manifestação e distribuíram centenas de exemplares do mais recente Notícias da Paz.

 

PELA IGUALDADE, DAR MAIS FORÇA À PAZ E AOS VALORES DE ABRIL!

pela igualdade dar mais forca a paz e aos valores de abril 1 20190308 1663517372

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação saúda a Manifestação Nacional de Mulheres, “Pela igualdade na vida – o combate do nosso tempo”, organizada pelo MDM, à qual nos juntaremos com a certeza de que os valores de Abril e da Paz são os pilares para um futuro melhor.

A luta das mulheres trava-se, hoje, num quadro mundial complexo, marcado pelo recrudescimento de ameaças, perigos de guerra, aumento da violência, da desigualdade e de valores da extrema-direita, em que a defesa da Paz ganha uma importância central.
Celebrar o 8 março, o Dia Internacional da Mulher, é dar mais força ao combate pelo reconhecimento e efectivação dos direitos das mulheres como integrantes dos direitos consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação das mulheres e na Constituição da República Portuguesa.

Apelamos, assim, a todos os amantes da igualdade, do progresso e da Paz, a que participem nesta importante jornada de luta, no próximo dia 9 de março às 14h30m nos Restauradores, em Lisboa.

Todos os que quiserem participar juntamente com o CPPC podem se concentrar junto à faixa do CPPC que estará na placa central dos Restauradores.

8 de Março de 2019
Direcção Nacional do CPPC

Almoço da Paz - Porto | 2019

 almoco da paz porto 2019 1 20190225 1141123210

Realizou-se no passado dia 23 de fevereiro, no Porto, o habitual Almoço da Paz, no Porto que teve a participação de mais de 70 pessoas.

Houve música, poemas e intervenções políticas do escritor José António Gomes, da médica luso-brasileira Fátima Guedes e da presidente da DN do CPPC, Ilda Figueiredo, numa sessão que Manuel Joaquim Silva apresentou.

Num momento de importante solidariedade com os povos, destacou-se em particular a situação no Brasil, na Venezuela e na Palestina, demonstrando-se a solidariedade aos povos vítimas da ingerência estrangeira, do colonialismo e da ocupação, salientou-se o direitos dos povos à paz, à soberania e independência, denunciou-se a hipocrisia da política da Administração dos EUA/Trump e o seguidismo da política externa portuguesa ao arrepio da Constituição da República Portuguesa e do Direito Internacional. E em coro, as vozes ergueram-se para afirmar " Paz sim! Guerra Não" e para proclamar a solidariedade com a Revolução Bolivariana e a confiança que a Venezuela vencerá.
Num ambiente de confiança e solidariedade, houve também o sorteio de um trabalho oferecido pelo pintor Agostinho Santos, aderente do CPPC, e a inscrição de novos aderentes.

Educação para a Paz

educacao para a paz 5 20190215 1573917718

Integrado no programa Educação para a Paz, que o Conselho Português para a Paz e Cooperação está a desenvolver, realizaram-se, em 13 de Fevereiro, no Algarve, dois debates com alunos e professores das Escolas EB Júdice Fialho, em Portimão, e da EB do Parchal, em Lagoa.

Nos debates, bastante participados, intervieram, designadamente, a professora Isa Martins, da direcção do SPZS, e Ilda Figueiredo, presidente da DN do CPPC, tendo sido dada particular atenção à importância da defesa da Paz num momento tão complexo como o que estamos a viver. Houve boa receptividade por parte de alunos e professores.