O Conselho Português para a Paz e Cooperação integrou a delegação conjunta do Conselho Mundial da Paz e da Federação Mundial da Juventude Democrática que visitou a Síria entre 21 e 26 de Abril. A delegação, da qual faziam parte os presidentes das duas estruturas internacionais, era composta por 33 elementos de 24 organizações da Europa, Ásia, América e África. Pelo CPPC
participou Filipe Ferreira, membro da Direcção Nacional do CPPC.

 

Durante a sua estadia, a delegação visitou locais afectados pelos combates e teve a oportunidade de se encontrar com a população e diversas personalidades das mais variadas áreas da vida desse país do Médio Oriente.

A missão, que teve como objectivos recolher informação acerca da situação que se vive nesse país e expressar solidariedade com o povo sírio no seu direito em viver em paz e livre de ingerência estrangeira, foi organizada pelo Conselho Nacional da Paz Sírio e pela União Nacional dos Estudantes Sírios, membros das duas citadas organizações internacionais.

Vai realizar-se hoje, pelas 15H00, uma Conferência de Imprensa na Sede da Juventude Comunista Portuguesa, com a presença de Filipe Ferreira (CPPC) e Tiago Vieira (JCP).

-/-

Declaração Conjunta do Conselho Mundial da Paz e da Federação Mundial da Juventude Democrática sobre a situação na Síria e na região do Médio Oriente

O Conselho Mundial da Paz (CMP) e a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) manifestam a sua grande preocupação pela crescente agressividade imperialista na região do Médio Oriente e pelas novas ameaças à paz que representam os planos dos EUA, da NATO, da UE e dos seus aliados regionais para atacar a Síria, despoletando e incentivando ao mesmo tempo uma situação de quase guerra civil no país.

As nossas duas Organizações Internacionais saúdam os milhões de cidadãos e jovens sírios amantes da paz e manifestam a sua sincera solidariedade para com os protestos sociais genuínos e pacíficos e as justas exigências de alterações económicas, sociais e políticas no país, para que o povo sírio seja dono do seu destino, riqueza e futuro.

Não aceitamos uma intervenção política ou militar estrangeira na Síria qualquer que seja o pretexto. Intervenção que está a ser actualmente planeada pelos EUA, por Israel e pela NATO de mãos dadas com a Turquia e algumas monarquias do Golfo, supostamente para proteger a população civil e os direitos humanos. Denunciamos esta hipocrisia e apelamos aos povos para que se oponham à repetição do «modelo líbio».

Salientamos que o único e soberano direito de decidir sobre o futuro da Síria e sobre os seus dirigentes cabe ao povo sírio, seus trabalhadores, camponeses, jovens e mulheres.

Condenamos o plano imperialista para um «Grande Médio Oriente» cujo objectivo é o controlo dos recursos energéticos pelas empresas e monopólios multinacionais e a procura de esferas de influência na região pelas diferentes forças imperialistas

A FMJD e o CMP (conjuntamente com centenas de organizações nossas afiliadas) opuseram-se e lutam contra as recentes agressões imperialistas na Jugoslávia, no Afeganistão, no Iraque e na Líbia, bem como contra as agressões criminosas de Israel contra a Palestina e o Líbano. Exprimimos a vontade e o desejo de milhões de pessoas e jovens em todo o mundo, opondo-nos veementemente contra as ameaças e agressões imperialistas, hoje contra a Síria e amanhã contra o Irão.

Do mesmo modo manifestamos a nossa posição clara contra a actual ocupação israelita da Palestina e exigimos o reconhecimento de um Estado da Palestina independente, com as fronteiras de 4 de Julho de 1967 e com Jerusalém Leste como sua capital.

Partilhando uma longa história de cooperação conjunta, as nossas duas Organizações tomaram a decisão de coordenar a sua luta em todo o mundo realizando em conjunto uma a Missão de Reconhecimento Internacional de Solidariedade à Síria, em cooperação com os nossos parceiros do movimento da Juventude e Estudantil e o Movimento da Paz deste país. A nossa missão terá lugar de 21 a 26 de Abril de 2012 e será composta por delegados internacionais das nossas Organizações de todos os continentes.

A nossa iniciativa e missão conjunta terá os seguintes objectivos:

Reunir e debater com as Organizações da juventude, estudantes, sindicatos e movimento da paz sobre a situação na Síria e as suas posições e aspirações

Denunciar as ameaças e intervenções imperialistas com a manipulação da informação pelos grandes grupos internacionais de comunicação social.

Manifestar a nossa sincera solidariedade ao povo e juventude da Síria, que lutam pelo seu direito de decidirem eles próprios o seu futuro e que defendem o seu país contra os planos imperialistas na Síria.

Após a conclusão da missão publicaremos e divulgaremos os nossos relatórios e observação por todos os meios disponíveis.


15 de Abril de 2012
O Conselho Coordenador da FMJD
O Secretariado do CMP