(Emilio Morenatti / APPhoto)
O Conselho Português para a Paz e Cooperação congratula-se com a histórica vitória do povo egípcio de 11 de Fevereiro de 2011.
Homens, mulheres, jovens estudantes, trabalhadores e desempregados, derrubaram um ditador no poder há 30 anos.
Foram 30 anos de repressão, sem liberdade de expressão ou associação ou reunião, 30 anos de miséria e desemprego para o povo, mas de corrupção e obsceno enriquecimento da classe dirigente.
Foram 30 anos de subserviência a interesses estrangeiros – políticos, económicos e militares. Mubarak foi um ditador descartável, apoiado pela UE, Israel e EUA até ao momento em que estes, procurando salvar o essencial do regime e a continuação da sua influência e domínio na região, o sacrificaram.
Quase 2 mil milhões de dólares, a maior parte revertendo novamente para os EUA pela compra de material de guerra, era o pagamento anual à ditadura.
Mas foram também 30 anos de lutas fortemente reprimidas, silenciadas e ignoradas pelas potências amigas do regime e pelos grandes meios de comunicação “ocidentais”.
Desde 1989 que ocorriam greves e protestos de trabalhadores, devendo destacar-se o ano de 2008 em que aparece o movimento “jovens do 6 de Abril” em apoio aos trabalhadores em luta contra o preço do pão.
A estas lutas por melhores salários, condições de vida e direitos civis, há que juntar um sentimento patriótico que se reflectia numa forte crítica à política de Mubarack de colaboração com o governo fascista de Israel e de subserviência aos EUA. De resto, estas motivações políticas estiveram bem visíveis nos protestos e slogans da luta que levaram à queda do ditador.
O Conselho Português para a Paz e Cooperação faz votos que a perspectiva de consolidação no Egipto de um regime soberano e democrático baseado nos anseios e na luta do seu povo se concretize - em vista da conquista da justiça social e da soberania plena, e no respeito pelo Direito Internacional e pela Carta das Nações Unidas. Tal seria um muito importante factor para a Paz no Próximo Oriente e no Mundo.