O Conselho Português para a Paz e Cooperação esteve presente no fórum “Agua de Todos, não à privatização” que se realizou no passado dia 29 de Outubro, na “Voz do Operário” e que contou com a presença de mais de três centenas de participantes.
Com esta iniciativa iniciou-se uma campanha de recolha de assinaturas para uma Iniciativa Legislativa que proponha na Assembleia da República uma Lei de “Protecção dos direitos individuais e comuns à água”.
O CPPC integrou as organizações que em 2008 lançaram a campanha “A Água é de Todos, não negócio de alguns”.
Na sua intervenção, Vítor Silva, vice-presidente do CPPC, esclareceu das razões do empenho desta organização na campanha, nomeadamente o facto de a posse e domínio da distribuição da água ter já provocado muitas mortes através da história, a água já ter sido utilizada como arma em guerras, de em tempos recentes a privatização deste recurso ter provocado conflitos regionais, de no actual quadro de crise do capitalismo se procurar acelerar a privatização deste bem essencial à vida. Terminou reafirmando que só o domínio público da água pode garantir o acesso universal a um bem essencial, diminuindo o risco de guerras, salientando que defender que a água pública é, portanto, defender a Paz!