Outras Notícias

Inauguração do Espaço da Paz em Gaia

 inauguracao do espaco da paz em gaia 1 20191108 1600323724

A inauguração do Espaço da Paz em Gaia, no passado dia 6 de novembro, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para sede local do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), foi um momento importante partilhado com muitos artistas que participaram na exposição de obras de arte " Paz e refugiados" que o CPPC organizou em colaboração com a 3ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2019.
No novo espaço, em que também se apresentou a exposição do CPPC sobre "A Paz e os valores de Abril", que ficou exposta no local, a presidente da DN do CPPC recordou alguns momentos da luta pela paz, incluindo da história do CPPC e dos seus objetivos, e anunciou algumas das atividades já previstas. Conjuntamente com Agostinho Santos, diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia, foi apresentado o livro " Artistas pela Paz e refugiados", uma lindíssima publicação, com design de Humberto Nelson, que, além do tema da paz, inclui imagens de obras de 49 artistas que integraram a já referida exposição "Paz e refugiados". Foi um grande momento, que contou com Paula Carvalhal, vereadora da Cultura da CM de Gaia e imensos artistas plásticos, incluindo o escultor Zulmiro de Carvalho, artista homenageado naquela Bienal.

Importantes iniciativas do CPPC no Algarve

importantes iniciativas do cppc no algarve 3 20191108 1441765580

Nos dias 30 e 31 de outubro realizaram-se, no Algarve, importantes iniciativas do CPPC na área da educação para a paz, com debates muito participados em duas escolas de Faro (ES Tomás Cabreira e EB23 dr. Joaquim de Magalhães) e ES de Loulé onde se conversou com alunos e professores sobre a importância da luta pela paz, explicando os objetivos do CPPC e os seus princípios baseados no artigo 7º da Constituição da República Portuguesa.
Foram dados alguns exemplos antigos e atuais, incluindo a importância da revolução de Abril, a luta contra o fascismo, o colonialismo e o nazi-fascismo, a defesa do desarmamento nuclear e das alternativas à guerra e ao militarismo, dando particular importância à cooperação e à solidariedade na defesa do direito soberano dos povos escolherem o seu caminho de progresso social e de paz.

Ler mais...

Importantes iniciativas do CPPC no Algarve

educacao para a paz algarve 1 20191104 1961599923Nos dias 30 e 31 de outubro realizaram-se, no Algarve, importantes iniciativas do CPPC na área da educação para a paz, com debates muito participados em duas escolas de Faro (ES Tomás Cabreira e EB23 dr. Joaquim de Magalhães) e ES de Loulé onde se conversou com alunos e professores sobre a importância da luta pela paz, explicando os objetivos do CPPC e os seus princípios baseados no artigo 7º da Constituição da República Portuguesa.

Ler mais...

III Encontros Literários de Montemor-o-Novo - Literaturas e Resistência

montemor o novo 1 20191104 1432864079O CPPC participou nos dias 24 e 26 de Outubro no III Encontros Literários de Montemor-o-Novo - Literaturas e Resistência

Na continuação das iniciativas conjuntas do Conselho Português para a Paz e Cooperação e do município de Montemor-o-Novo, o CPPC participou, a convite da autarquia alentejana, no III Encontros Literários de Montemor-o-Novo – Literaturas e Resistência, que se realizaram de 24 a 27 de Outubro, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

No primeiro dia, realizaram-se duas sessões da iniciativa Biblioteca Humana - Conversas pela Paz - memória dos combatentes de guerra de Montemor-o-Novo, direcionada aos alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo.

Ler mais...