Outras Notícias

Sessão de Solidariedade com o Povo Palestino organizada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente

sessao solidariedade palestina mppm

O Conselho Português para a Paz e Cooperação, representado pela presidente da sua Direção Nacional, Ilda Figueiredo, participou, no passado dia 28 de Novembro, numa sessão de Solidariedade com o Povo Palestino organizada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).
A sessão, realizada no contexto do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino que se assinala hoje, dia 29 de Novembro, que contou também com a participação de José António Gomes (MPPM), Henrique Borges (SPN), Nur Rabah Latif (estudante palestina) e Rui Vaz Pinto (presidente da UNICEPE), teve lugar no Porto.
Reafirmou-se a exigência do fim do cerco a Gaza, da remoção do muro de separação e de todos os instrumentos de segregação, da libertação de todos os presos políticos palestinos detidos nas prisões israelitas, da criação do Estado da Palestina independente, soberano e viável nas fronteiras anteriores a Junho de 1967, com capital em Jerusalém Oriental, e do cumprimento do direito de regresso dos refugiados palestinos.
Palestina Vencerá! 🕊🇵🇸

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino | 29 de Novembro

dia internacional solidariedade povo palestino2022

Celebrando o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, proclamado pela Organização das Nações Unidas, o Conselho Português para a Paz e Cooperação saúda o heróico povo palestino e a sua determinada e corajosa resistência que, nas mais duras e dramáticas condições, mantém viva a aspiração à liberdade, à justiça, à independência.
Uma celebração que assume um tão maior significado, quando neste momento se agrava a violência das autoridades sionistas de Israel e dos colonos israelitas, tornando a solidariedade com o povo palestino e com a sua justa causa nacional ainda mais premente e necessária.
Lembrando que Israel viola há décadas, e diariamente, dezenas de resoluções das Nações Unidas, o CPPC exige o fim imediato das expulsões de famílias árabes das suas habitações, para aí instalar colonos israelitas; da repressão, das detenções, das torturas e dos assassinatos da população palestina, incluindo de crianças; da construção de novos colonatos.
Ler mais...

Sessões de solidariedade com o povo Saarauí no Algarve

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) realizou, no dia 14 de novembro, várias iniciativas de solidariedade com o povo Saarauí no Algarve, com a presença de Omar Mih, representante da Frente Polisario em Portugal.
Em parceria com o Município de Loulé e o Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS) realizou uma palestra para mais de 200 alunos da Escola Secundária de Loulé, seguindo-se uma conferência com representantes dos Sindicatos no Algarve, que contou com um momento cultural proporcionado pelo artista Luís Galrito.
No final do dia em parceria com o Cineclube de Faro, visualizámos o filme "Life is Waiting", que integrou o FiSahara - Festival Internacional de cinema que se realiza anualmente nos campos de refugiados Saarauís, na Argélia.
Em todas estas sessões, inseridas na educação e cultura para a Paz, foi descrita a situação do Povo Saarauí, as condições em que vive e resiste há quase 50 anos, e foi deixado o apelo à solidariedade e reconhecimento ao seu direito à autodeterminação. Após a visualização do filme houve também tempo para debate com os presentes.
O CPPC reafirma que é necessário o fim da repressão por parte das autoridades marroquinas sobre a população saarauí nos territórios ilegalmente ocupados; a libertação dos presos políticos saarauís detidos nas prisões marroquinas; e o imediato cumprimento do direito do povo saarauí à autodeterminação!
 
saara algarve nov2022
Sessão de solidariedade com o Povo Saaraui no Auditório da Escola Secundária de Loulé.
 
 

Sessão de Solidariedade com o Povo Palestino 2022

solidariedade palestina porto nov2022

No âmbito do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, que se assinala anualmente no dia 29 de Novembro, o Conselho Português para a Paz e Cooperação - CPPC, representado pela Presidente da sua Direção Nacional, Ilda Figueiredo, irá participar numa iniciativa promovida pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente no próximo dia 28 de Novembro pelas 18h na UNICEPE - Cooperativa Livreira, no Porto.
Convidamos todos a participar nesta importante sessão!