Comemora-se hoje, dia 8 de Março de 2014, o Dia Internacional da Mulher. Neste dia de comemoração da defesa dos direitos das mulheres, mas também de afirmação da importância e necessidade da contínua consciencialização e mobilização das mesmas para a luta pelo alcance da sua emancipação e dignificação, o CPPC saúda todas as mulheres, particularmente as que, em todo o mundo, abraçam a causa da luta pela paz.
À semelhança das mulheres que usaram este dia para a condenação e exigência do fim da Primeira Guerra Mundial, também hoje, mulheres de todos os cantos do mundo, e também em Portugal, o têm utilizado para demonstrar a sua pretensão de viver num mundo de Paz.
A luta pelos direitos das mulheres, pelo seu direito à igualdade, à sua emancipação e a uma vida digna, não se desliga da luta pela Paz, que é condição necessária mas também consequência do desenvolvimento harmonioso dos povos.
Recentemente, verificaram-se, e continuam a registar-se, ataques cerrados e até mesmo alguns recuos nos direitos conquistados pelos povos, acompanhados pelo aumento das tensões de guerra e conflito um pouco por todo o mundo. Assim, faz e continuará a fazer cada vez mais sentido a intervenção e participação activa de todos - mulheres e homens - na defesa da Paz, seja no plano da cooperação com os povos, seja no plano da denúncia e da mobilização contra as ingerências, ameaças e abusos, perpetrados em diversos países e regiões, com o intuito de explorar os seus povos e recursos naturais.
Comemorar o Dia Internacional da Mulher é, pois, também defender os direitos dos povos, nomeadamente o direito à Paz!
O Conselho Português para a Paz e Cooperação,
8 de Março de 2014