Outras Notícias

FacebookTwitterRSS Feed

572769017_1089755223369252_84503341860533524_n.jpg

O Conselho Português para a Paz e Cooperação saúda a votação da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o levantamento do bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba, imposto pelos Estados Unidos da América há mais de 60 anos.
Continua a ser claro, após 33 anos de votações sobre esta questão, que a esmagadora maioria dos Estados representados na Assembleia Geral da ONU exige o fim do bloqueio.
Na votação de 29 de outubro, 165 países votaram a favor, 7 contra – incluindo os EUA e Israel – e 12 abstiveram-se, um impressivo resultado apesar das inaceitáveis manobras e pressões dos EUA sobre os Estados-membros da ONU.
O bloqueio, imposto ilegal e unilateralmente pelos EUA contra Cuba, representa um acto de guerra económica contra todo um povo, visando privar este país de alimentos, medicamentos, combustíveis, matérias primas e outros bens essenciais, atingindo dessa forma as condições de vida do povo cubano, e, assim, procurar derrotar a sua Revolução e vergá-lo aos interesses do imperialismo norte-americano. Este bloqueio, como o CPPC tem vindo a denunciar, é criminoso.
As medidas coercivas adotadas pela administração Trump, mantidas pela administração Biden e ainda em vigor, em que se inclui a inaceitável inclusão de Cuba na arbitrária e ilegítima lista norte-americana de ditos «Estados patrocinadores do terrorismo», nomeadamente pelo seu carácter extra-territorial – isto é, visando as relações de países terceiros com Cuba –, agravaram os condicionamentos económicos, comerciais e financeiros impostos a Cuba no desenvolvimento das suas relações com outros países.
Exigindo o fim do bloqueio, de todas as medidas coercivas e da acção de ingerência dos EUA contra Cuba – de forma a garantir o respeito do direito internacional,incluindo a soberania de Cuba e o seu direito a viver em paz – o CPPC apela ao reforço da solidariedade com Cuba, o seu povo e a sua Revolução, nomeadamente através da participação na Campanha «Por Cuba! Fim ao Bloqueio», assim como nas sessões:
- Apresentação do livro «Denúncia de um Crime» hoje, dia 30 de outubro, às 18h00, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
- «Solidariedade com a América Latina – Pela Paz! Não à agressão dos EUA!», dia 5 de novembro, às 18h00, na Casa do Alentejo, em Lisboa
- «Por Cuba! Fim ao Bloqueio» no dia 20 de novembro, às 18h00, na Universidade Popular do Porto
A Direção Nacional do CPPC
30-10-2025