
No passado domingo, dia 25 de janeiro, realizou-se, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, um magnífico Concerto pela Paz, organizado pelo CPPC com o apoio do Município de Silves.
O concerto contou com as participações de Eduardo Ramos acompanhado por Tiago Rêgo e Rui Afonso nas percussões e pela bailarina Cláudia Santos; Manuel Neto dos Santos, que nos trouxe poemas inéditos de denúncia e de apelo à paz; STAM-Escola de Dança e o Quarteto XelbInSax da Sociedade Filarmónica Silvense. A apresentação esteve a cargo da professora Telma Caroço.
Para além das atuações, subiram a palco, para breves intervenções, lsabel Camarinha, presidente da direcção do CPPC e Luísa Luís, Presidente da Câmara Municipal de Silves.
Ambas referiram a importância da construção de uma cultura de Paz, em oposição a uma cultura de guerra e o contributo dos Concertos pela Paz em torno desse objetivo, exigindo o respeito pelo direito internacional e pela Carta das Nações Unidas, que têm sofrido graves atropelamentos.
Não esquecendo a evolução da situação internacional, esteve também presente a denúncia da agressão dos EUA à Venezuela e as ameaças a vários países da América Latina.
Exigiu-se ainda o fim do genocídio em Gaza e a garantia dos direitos nacionais do povo palestiniano, o reconhecimento do direito à autodeterminação do povo Saarauí, e reforçou-se a urgência do envolvimento de todos, salientando o papel determinante que tem a mobilização dos povos, no prosseguimento da solidariedade, na luta pela defesa da cooperação, do respeito do direito internacional e da Paz.
Este foi o primeiro de vários concertos pela paz que o CPPC tem previsto realizar durante o ano de 2026.