Outras Notícias

O CPPC apresentou no dia 18, nas instalações do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, o livro Décadas de Luta pela Paz.

Abordando o conteúdo da obra, Gustavo Carneiro, da Direcção Nacional do CPPC, sublinhou a actualidade de muitos dos assuntos nela abordados, como a necessária exigência de desmantelamento de todos os arsenais nucleares, a dissolução da NATO, o fim das bases militares estrangeiras e as origens de muitos conflitos que ainda hoje persistem, como no Médio Oriente ou na Península da Coreia.

O presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, referiu-se à importância do «magnífico livro» então apresentado, que em sua opinião «condensa os aspectos essenciais da luta travada por gerações de portugueses em prol da paz e da solidariedade». Nos tempos do fascismo, lembrou, jovens portugueses foram presos por se baterem contra a guerra colonial e a independência das colónias mas também pelo direito do povo do Vietname à autodeterminação e à independência. Joaquim Judas garantiu ainda que, dado o poderio destrutivo dos actuais arsenais nucleares, a luta pela paz interessa a todos.

Em representação da Associação das Colectividades do Concelho de Almada, Henrique Santos realçou a importância decisiva de defender a paz e reafirmou o papel das colectividades, associações e clubes na defesa dos valores da paz, da solidariedade e da cooperação.